Pensa comigo... Meu Manequim pulou de 38 para quase 42 (quase: porque meu quadril é 42 e minha cintura 40. Enfim...Como mudei para Bahia faz um ano, resolvi abrir as malas ainda fechadas.
Me deparo com roupas que nem lembrava que tinha. E com roupas que usava em São Paulo (Terra da garoa) que provavelmente não usarei com muita frequência aqui em Jequié (Cidade Sol).
E agora o que fazer???
Pois é... Estou aqui rodeada de roupas... Aproveitei para tirar as que estavam no Guarda-roupas também. E agora mãos a massa:
1°) Separar as roupas:
Doação
Ajustes
Guardar
❀ No meu caso; separei as roupas de doar e ajustar na mesma mochila com destino à Alfaiataria do meu Papis (Rosalvo Alfaiate) amooo... Ele folga as roupa que ainda quero e doa aquelas que serão melhor utilizadas por outras pessoas. Assim desocupo espaço e ajudo pessoas que realmente necessitam.
2°) Separar as roupas da estação:
Verão
Inverno
❀ Peraêê... Mas são quatro estações!! Sim, mas vamos combinar que esse tempo anda meio maluco. Por isso vamos para o estremo. As peças do verão guardo primeiro, em seguida as do inverno que já já está chegando, por fim, as roupas de meia estação, apropriadas para o momento. Assim as roupas que usarei com mais frequência estará mais acessível.
3º) Separar por cor:
Cores claras
Cores escuras
Estampadas
❀ Essa dica serve para organização em geral. Quando organizamos por cor, visualizamos melhor o que temos, o que necessitamos e o que podemos descartar. Assim; se ficou dúvida em alguma peça, esse é o momento para decidir pelo desapego.
4°) Separar por tipo:
Camisas
Camisetas
Calças e Shorts
Saias
Vestidos
❀ Começar pelo básico é sempre melhor, depois acrescentamos, casacos, coletes, e as demais peças de menor quantidade. No meu caso; coloco as roupas de trabalho em um cantinho separado. Assim mantenho a organização.
5º) Coloque tudo em seu devido lugar:
Gavetas
Cabides
❀ Voltando a dica Nº2, mantenha as roupas de maior uso de forma acessível. Não mude a organização com frequência. Eu amo mudar coisas de lugar, mas no caso das roupas, que toda semana lavo e reponho, não é apropriado mudar sempre. Além de maior trabalho, você nunca saberá onde colocou aquela peça que você precisa u-u-u-u-u-u-urgente.